• marataibo

Bolo de Maçã

Saudável, Simples e Delicioso (SSD) uma das minhas combinações favoritas!

Muito versátil, este bolo pode ser degustado no lanche, no pequeno almoço, no brunch, como sobresesa ou até como snack naquele momento inesperado.



A ideia deste bolo veio enquanto estava na cozinha a preparar o jantar. Olhei para o cesto de frutas, e ví maçãs a murchar, que em breve iam se estragar. E como aproveitamos o máximo que podemos, de manaira a disperdiçar o mínimo possível (preferencialmente nada!) pensei "como aproveitar estas maçãs e prepar algo que se coma bem? Hum... Talvés um bolo!", e assim foi.

Aqui está o resultado, muito satisfatório para os olhos e para a barriga :-)



A parte seca do bolo é constutuida por farinha de amêndoa e farinha de trigo.

A farinha de trigo é usada em menor quantidade que a farinha de amêndoa, mesmo para garantir a textura desejada.

Para quem sofre de intolerâncias ao glúten ou alergias ao trigo, a receita é facilmente adaptável excluindo o trigo e adicionando outra farinha, como a farinha de cco ou de aveia por exemplo, ou mantendo só a farinha de amêndoa. Mas com atenção aos rácios, não se trata de substituição 1:1.



A execução deste bolo não tem segredos, apenas três dicas muito valioasas:


Primeira: Mantenha a temperatura de cozimento a 160ºC

O sucesso visual deste bolo está na temperatura de cozimento: 160ºC. Se a temperatura estiver muito alta, a maçã irá caramelizar muito antes do bolo estar cozido, e como resultado, vai queimar e o sabor ficará desagradável.


Segunda: Faça fatias finas de maçã para o exterior do bolo

- Ao fatiar as maçãs para alinhar na forma não corte fatias muito grossas, pois pode dificultar a cozedura do bolo, o que normalmente resulta em um bolo "massudo". 1.5mm - 2 mm no máximo é um bom tamanho.


Terceira: Passe a maçã pelo açúcar e não o açúcar pela forma

Para ter o efeito da foto acima, não passe o açúcar na forma, passe as fatias de maça pelo açúcar e alinhe na forma no desenho que quiser formar. Caso decida colocar o açúcar directo na forma, terá o efeito caramelo diferente em outras partes do bolo.



Acessórios necessários:

  • Forma de 23cm com buraco no meio

  • Liquidificador

  • Batedeira/Batedor fouet


Vamos preparar esta MARAvilha?



12 views0 comments

Recent Posts

See All

Scones