• marataibo

Cheesecake de Batata Doce

Já alguma vez pensaste em como seria um cheesecake super saudável?

É possivel SIM. Aqui está a prova: uma receita muito saudável, fácil e com todo a sabor, cremosidade e suavidade do cheesecake tradicional, uma deliciosa!



Cheesecake é uma sobremesa bastante apreciada, muito saborosa, e que pode ser muito intimidante para quem quem nunca se atreveu a preparar. E para quem pensa em cheesecake saudável, pode se tornar ainda mais complicado de imaginar.



Preparei esta versão muito simples para ti, sem muitos detalhes, mas com alguma atenção a pequenos truques para que tudo corra na perfeição!

E claro, algumas alterações ao cheesecake Original para torna-lo mais saudável:

- A bolacha por trocada por granola

- O açúcar foi reduzido a menos que metade

- O açúcar branco foi trocado pelo castanho

- O sal foi retirado da receita

- A batata doce foi adicionada a massa do bolo


Vamos as dicas?


Primeira: A batata doce deve ser muito bem cozida e arrefecida

A batata doce é um ingrediente fundamental para o sucesso desta receita. Ao cozer a batata, tem que garantir que a batata coze muito bem, a ponto de começar a desfazer-se. Depois de cozida, coe a batata e deixa arrefecer a temperatura ambiente.


Segunda: Prepare o cheesecake com os ingredientes a temperatura ambiente

Antes de iniciar a preparação do bolo, deixe os ingredientes descansarem a temperatura ambiente, não podem estar quentes e nem gelados. É importante que estes ganhem a temperatura ideal pois precisamos da suavidade que é criada na massa quando os ingredientes estão nesta temperatura. Para mais detalhes sobre porquê usar ingredientes a temperatura ambiente, veja a publicação porque usar ingredientes a temperatura ambiente.


Terceira: esfarele um terço da granola

Para ter uma base mais consistente é necessário que a granola possa se unir. Para que isso aconteça, o truque é esfarelar uma pouco da granola, pode ser pilada, moida no processador de alimentos ou qualquer outra forma que atinja o objectivo.


Quarta: Não bata a massa excessivamente

Para que o cheesecake tenha a suavidade e cremosidade esperada, não se pode bater a massa excessivamente. Isto causa excesso de ar na massa, o que resulta em rachas durante a cozedura.


Quinta: Asse a base antes

Para tornas a base mais firme e mais crocante, asse a base prepare a base a asse antes.


Sexta: Coza o Cheese Cake em banho maria

Para cozer o cheesecake coloque um tabuleiro com água fervente no forno, o ponha a forma do bolo dentro. Isto vai garantir que o cheesecake coza lentamente, por igual (as laterais não cozem antes do meio) e não crie rachas durante a cozedura.

Então, como cozer o cheesecake em banho maria sem que a água entre no bolo?

Coloque uma folha de papel de alumínio a volta da forma toda, fechando a parte exterior. Se necessário, duplique a folha de alumínio.



Sétima: Não coza demais o cheesecake

Este cheesecake leva normalmente 30 mins no forno, mas pode levar um pouco mais ou menos, alguns fornos são mais intensos que outros. Não deixe que passe do ponto pois perde a cremosidade e suavidade e cria rachas na superfície do bolo.

Entao, como saber quando está pronto?

O cheesecake está pronto quando a lateral estiver firme mas o centro continuar sensivelmente mole (ao abanar, o centro tem moviemento, como se estivesse mal cozido).


Oitava: Deixe o cheesecake arrefecer em temperatura embiente

Quando o cheesecake estiver pronto, tire do forno e deixe arreferer a temperatura ambiente, de modo que não continue a cozer com a temperatura elevada do forno e da água do tabuleiro. Deixe arrefecer entre uma e duas horas e leve para gelar na geleira coberdo por papel de alumínio.


Acessórios necessários:

  • Forma de 23cm de fundo removível

  • Liquidificador

  • Batedeira/Batedor fouet

  • Tabuleiro para forno

  • Papel de Alumínio


Vamos preparar esta MARAvilha?





37 views0 comments

Recent Posts

See All

Scones